Reforma, manutenção e limpeza de pisos de madeira

Uma casa ou apartamento com pisos de madeira fica com ar belo, rústico e sofisticado, além desse material ser bastante resistente. Há vários tipos e formatos de madeira, e quanto mais escura, mais dura. Porém, assim como qualquer assoalho, o desgaste acontece, logo a limpeza e a manutenção devem ser constantes para que não seja necessário uma reforma completa.

Mas em alguns casos, não há o que fazer. Embora trabalhoso, não é difícil deixar o piso de madeira impecável e com ótima aparência. Para a reforma, a recuperação é bem sucedida quando há riscos, mofo, manchas e trincados. Agora, se você acabou de colocar o piso na casa, dá para mantê-lo com produtos específicos e algumas dicas preciosas.

Reforma e recuperação de pisos de madeira

A primeira coisa a se fazer para recuperar o piso é fazer a raspagem, para retirar todos os danos aparentes, como riscos e marcas de passos, por exemplo. Depois, é feito o nivelamento e substituição de partes soltas. Especialistas alertam que, no caso da madeira de demolição, é mais indicada a troca do que a raspagem.

Com o piso reformado, o acabamento é feito com verniz ou resina à prova d’água, que tem um ótima durabilidade (cerca de 10 anos para que seja repintada), seca rapidamente e não tem cheiro forte. Por fim, dá para clarear ou tingir os pisos, porém antes de tentar pintar em casa, oriente-se em uma empresa especializada quanto à tinta e o método correto de tingimento.

Manutenção e limpeza de pisos de madeira

A manutenção é primordial para evitar a reforma total do assoalho. Para isso, uma boa dica é usar tapetes próprios para tacos de madeira em espaços onde há muita circulação de pessoas, como a sala, alguns pontos da cozinha e do banheiro e na entrada da casa.

Para a limpeza, é ideal não usar panos úmidos e evitar o excesso de água. Prefira sempre pano seco, vassoura de pelo e aspirador de pó. A água causa umidade e contribui para a incidência de mofo. Sendo assim, vasos de planta não devem ser mantidos e muito menos regados nesse tipo de chão.

Quanto aos produtos, esqueça os químicos (álcool, lustra móvel, solventes e detergente). Use sempre os específicos para pisos de madeira, que mantêm o brilho e ajudam a tirar manchas. Em lugares onde bate muito sol, instale cortinas ou outros bloqueadores para que os raios solares não batam diretamente na madeira, pois isso aumenta o desgaste.

Não fique andando de salto de um lado para outro e tome cuidado com a cadeira giratória. Não precisa nem dizer que, quando for fazer uma faxina, não se deve arrastar os móveis. Além disso, tente calçá-los com materiais de feltro ou borracha, já que isso previne riscos e marcas.

Cuide do que é seu!

Lembre-se que é melhor cuidar do que sofrer com uma trabalhosa reparação mais tarde. Mantenha o ambiente limpo e bem cuidado, afinal, é o seu espaço!

Fonte: blogdaarquitetura




Publicado em: 25/02/2016 15:00:00




Novidades

Descrição novidades





Entre em contato

Tire todas as suas dúvidas ou solicite sua cotação através do formulário abaixo