Deck de madeira

Originalmente utilizados na navegação, os versáteis decks ganham espaço nas residências, sobretudo em jardins e ambientes com piscinas e sauna. 

Historicamente, os decks de madeira estão relacionados a navegação, utilizados em navios e marinas. Mas, o toque rústico da madeira, mesmo diante dos materiais mais modernos disponíveis no mercado, ganha destaque em terraços, escadas e jardins. 

Os decks podem ser a melhor solução para viabilizar diferentes idéias nos ambientes externos. Utilizando a madeira, e possível combinar o revestimento do piso, com jardineiras, bancos, mesas, cadeiras e outros. Alem disso, possibilita a sensação de contato com a natureza. Alem de combinar vários tipos de madeira, os arquitetos que utilizam decks defendem a liberdade de mesclar pisos, afim de realçar os efeitos das madeiras. 

Alem da estética, uma grande vantagem dos decks e o fato de serem impermeáveis. Após uma chuva, não precisam de limpeza. Conforme afirma o projetista e consultor Giacomo Alsieri, o deck pode ser comparado a “um grande ralo”. Um deck perto do solo, só necessita de pedriscos ou uma camada qualquer de drenagem sob a madeira. Se estiver em um lugar alto, basta sustentá-lo com uma estrutura de pilares, apoiada em uma fundação. No caso de haver construções sob o deck, uma laje deve ser feita para sustentar o material de drenagem e uma canaleta de esgotamento. 

Em qualquer um dos casos, o especialista afirma ser um excelente meio para a preservação da natureza. “Por conta dos decks, em geral sustentados por estruturas pontuais (como as pilastras), o solo praticamente não sofre alterações”, justifica. Alem disso, contribui com a proteção da vegetação nativa, uma vez que podem ter fendas para que o tronco de uma arvore centenária, por exemplo, escape com sua copa para o alto. 

Em meio a tantas vantagens, entretanto, não seria correto afirmar que os decks de madeira esquentam mais ou menos que as pedras. Conforme explica o projetista, “tudo depende da coloração e do tratamento que o material recebe”. Por isso, quem pretende ter em casa um material que não esquente muito deve optar por tonalidades mais claras e avisar o fornecedor desde o inicio do projeto, a fim de que ele estude o melhor tratamento a ser dado a madeira. 

Antigamente, era muito utilizado o verniz brilhante, que infelizmente esquenta muito sob a incidência da luz solar. De um tempos para cá, os projetistas começaram a usar a madeira (tratada) “nua e crua”. A decoradora Zélia Fachada concorda com a desvantagem do verniz e acrescenta ainda que “alem de tudo, para manter o brilho constante, a manutenção não e fácil – devem ser feitas de duas a três aplicações ao ano”. 
FONTE: Revista da Madeira, Wood Magazine, ed. comemorativa, número 100, ano 17, páginas 22 e 23. 

Características 

Os decks são utilizados em terraços, varandas, sacadas, caminhos, piscinas, coberturas e churrasqueiras, formados por um sarrafo, sendo que seus lados são boleados, evitando qualquer tipo de acidente, alguns possuem superfície anti-derrapante. Sua montagem, requer mão de obra especializada, para avaliação estrutural, drenagem, durabilidade. Pode ser aplicável diretamente sobre pisos, terra ou gramados e sua resistência dependerá da avaliação e estruturação para acomodação da madeira. 

Sua aplicaçao, amplia espaços ao ar livre para um banho de sol, churrasco, refeições, lazer e acrescenta beleza ao ambientes. Podem ser peças moduláveis ou de estrutura montada. 

Tratamento da madeira 

Os decks são tratados contra o apodrecimento e ao ataque de fungos e insetos. 

São tratados com stain ou cetol, um impregnante que penetra nas fibras da madeira. Com a ação fungicida e inseticida, protegem a superfície da madeira contra o ataque de fungos, mofos, cupins e brocas. Repelente a água, proporciona maior proteção contra a chuva e o sol, podendo ser usado em ambientes internos e externos. Deve ser renovado a cada ano, em locais de intensa agressão por intempéries.




Publicado em: 17/02/2016 23:11:07




Novidades

Descrição novidades





Entre em contato

Tire todas as suas dúvidas ou solicite sua cotação através do formulário abaixo

Seu IP: 3.145.93.210